terça-feira, 27 de julho de 2010

A magia do filtro solar

Como o Bial já disse: "Se eu pudesse dar um conselho em relação ao futuro eu diria :use filtro solar! "

Cada dia eu fico mais impressionada com a quantidade de pessoas que dizem que não usam o protetor, inclusive na praia.
O ultimo sol que tomei (usando bloqueador solar fator 50 no corpo e 70 no rosto) foi neste ultimo carnaval. Mesmo com toda essa proteção, retocando a cada 2horas, minha pele cria manchas... ok... são pintinhas minusculas... mas eu vejo tá?! E outra... é uma aqui... uma ali... logo vai acumulando e já viu né?!
Então pessoal, felizes ou não, assumi minha brancura. A pele morena não me pertence, mesmo pq, por mais sol que eu tome, sempreee fico vermelha. Desisti.

Segue abaixo então uma super "biografia" do protetor. O intuito é convencer todo mundo a usar esse produto fantástico que deixa a pela hidratada, saudável e com menos riscos de envelhecimento!!!! (é praticamente mágica!).
Podem deixar dúvidas nos comentários que respondo todas!
MENINOS... esse é pra vocês também!

O protetor ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta do sol, o que reduz as queimaduras solares e outros danos à pele, como o envelhecimento precoce, manchas e, em casos mais graves, o câncer na pele.
O número indicado no FPS representa o número de vezes que a pele permanecerá protegida comparada a pele sem o uso de filtro solar. Por exemplo, um produto com FPS 30 protegerá a pele por um tempo 30 vezes superior a pele desprotegida. O indicado é acima de FPS 30 pra peles bem claras e FPS 15 para as mais morenas.

Mas afinal... o que exatamente são esses raios UV´s?
São três tipos de raios UV:

UVA: causa envelhecimento da pele e pode causar câncer de pele.
UVB: causa vermelhidão, queimadura solar e predispõe ao câncer de pele.
UVC: é filtrado pela camada de ozônio da atmosfera.
Esses raios também alcançam a Terra em dias nublados e com pouca luminosidade, por isso a importância da proteção ser diária, mesmo que não tenha uma exposição direta.
O raio ultravioleta pode refletir em qualquer superfície como concreto, areia e água. Portanto, é importante que a proteção ocorra ainda que se esteja na sombra ou debaixo do guarda-sol.
Usar protetor uma só vez por dia não basta para proteger você dos danos do Sol. Aplique-o no mínimo duas vezes, pela manhã e ao meio-dia, aumentando para intervalos de duas horas quando a exposição for direta, como na praia.

A luz branca que acompanha você no trabalho também tem efeitos sobre as células e causa o fotoenvelhecimento, por isso a importância diária do filtro.

É importante na hora da escolha do seu filtro conhecer seu tipo de pele:
Pele normal: creme, mousse, loção, loção sem óleo, gel-creme ou gel.
Pele mista, oleosa ou com espinhas: loção sem óleo, gel-creme, gel ou gel aquoso.
Pele seca: creme ou loção hidratante.

Não economize na aplicação!

Existe uma quantidade ideal de creme a ser aplicada para garantir que o FPS do rótulo atue na sua pele. E essa quantidade não é pouca. Por exemplo, para rosto e pescoço o ideal é aplicar uma colher de chá do filtro. Faça um teste e veja se você usa essa quantidade. Ainda para garantir o FPS do rótulo, você deve reaplicar o produto a cada 2 horas e também quando você suar ou se molhar. Uma idéia é passar um filtro mais sofisticado no rosto e pescoço e reservar um mais barato para usar à vontade no corpo, sem economia.

Na hora de escolher o seu, lembre-se de chegar se ele tem proteção UVA e UBV.
Eu já usei o Anthelios, da La Roche Posey e fiquei bem satisfeita. Agora estou no finzinho do Ansolar fluid, gostei desse também que forma como uma película na pele. Ambos tem rápida absorção e os preços é na faixa de R$ 60,00. Dura bastante.

Não se deve evitar totalmente a exposição ao raio UV, pois tal radiação promove a síntese da maior parte da vitamina D encontrada no nosso organismo. Essa vitamina atua no fortalecimento dos ossos. Mas proteger é saudável!

PASSAR PROTETOR TODO DIA É A COISA MAIS ESPERTA QUE ALGUÉM PODE FAZER NA VIDA! 


Um comentário:

  1. Ansolar Ansolar Ansolar!!!!! rs

    Tá mto legal o blog, parabéns amiga.... beijos

    ResponderExcluir

Comente!